Sexta, 06 de Dezembro de 2024
23°

Tempestades isoladas

Rio Branco, AC

Geral Mato Grosso

Governo lança programa para instalar luminárias de LED em todo o Estado

Convênios já foram firmados com 101 municípios e 149 mil luminárias foram entregues

28/12/2022 às 10h49 Atualizada em 28/12/2022 às 10h53
Por: Fonte: Secom Mato Grosso
Compartilhe:
Instalação de Luminárias do programa MT Iluminado em Lucas do Rio Verde - Foto por: Prefeitura de Lucas do Rio Verde
Instalação de Luminárias do programa MT Iluminado em Lucas do Rio Verde - Foto por: Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Com o objetivo de modernizar o parque de iluminação de Mato Grosso, o Governo do Estado lançou o programa MT Iluminado. Foram adquiridas 385.489 luminárias de LED, que serão colocadas em todos os pontos de iluminação pública dos 136 municípios mato-grossenses que aderiram ao programa. Com isso, Mato Grosso será o primeiro Estado brasileiro a ter 100% das suas cidades totalmente iluminadas com LED.

Até o momento, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) firmou 110 convênios com 101 municípios, que já retiraram 149 mil luminárias. Uma vez que a licitação foi realizada na modalidade de Pregão Eletrônico Internacional, o investimento previsto é de US$ 30,9 milhões. 

A quantidade de luminárias a ser repassada aos municípios foi informada pelas prefeituras, ainda durante a fase inicial de adesão ao projeto. No total, 136 cidades fazem parte do programa, sendo que apenas Água Boa, Barra do Garças, Carlinda, Feliz Natal e Primavera do Leste não participam da ação, porque já têm programas próprios ou realizaram parcerias para a implantação das luminárias.

Os municípios que participam do programa devem apresentar documentos à Sinfra-MT para formalizar o termo de convênio. Entre os documentos que devem ser apresentados pelos municípios, estão croqui do local a ser beneficiado, Anotação de Responsabilidade Técnica da substituição das luminárias, quadro-resumo, registro fotográfico e declaração de execução. Todas as informações sobre o MT Iluminado estão no site da Sinfra-MT.

Após a formalização do convênio, o Estado repassa o material. As prefeituras são responsáveis pela substituição das luminárias, conforme padrões determinados em especificação técnica da Energisa, incluindo os custos com transporte, materiais, adequações e mão de obra.

“Este é um dos maiores programas que o Governo do Estado está fazendo. Estamos todos muito felizes, porque temos a clara dimensão do que isso vai representar no dia a dia das pessoas. Existem vários conceitos sobre o que representa a segurança pública. Tem aquela que é efetiva, real, mas existe também a segurança psicológica, porque não existe nada que deixe as pessoas mais inseguras do que viver no escuro. A escuridão gera medo nas pessoas, sensação de insegurança. Então, uma cidade mal iluminada é uma cidade insegura”, frisou o governador Mauro Mendes durante a assinatura do contrato com as empresas que venceram o processo licitatório.

Após a instalação, os municípios prestam contas do serviço e a Sinfra-MT fiscaliza. A cartilha também traz a especificidade de cada um dos quatro modelos de luminárias, explicando que as mais potentes, de 200 W, devem ser instaladas nas vias de maior velocidade e as de 60W nas de menor velocidade.

As luminárias de LED adquiridas pelo Governo do Estado vêm com tomada para acendimento automático no período noturno, corpo em liga de alumínio injetado de alta pressão, pintura eletrostática resistente à corrosão e garantia de qualidade total mínima de cinco anos para todo o conjunto. Serão fornecidas completamente montadas e prontas para serem conectadas à rede de distribuição.

A tecnologia LED é o que há de mais moderno em iluminação atualmente. As lâmpadas de LED são mais econômicas e duráveis do que as lâmpadas a vapor, geralmente usadas em ruas e avenidas.

O MT Iluminado é uma ação do Governo do Estado de Mato Grosso, realizada por meio de parceria entre Sinfra-MT e MT-PAR.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários