O prefeito de Rio Branco, Sebastião Bocalom, sancionou nesta sexta-feira (03), uma nova lei que estabelece um aumento significativo no salário dos secretários municipais. Os gestores, que tinham vencimentos de R$ 15 mil, passarão a receber quase o dobro, R$ 28,5 mil, conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
O aumento tem uma representatividade considerável de mais de 70%. As despesas decorrentes desta lei serão custeadas pelas dotações orçamentárias próprias do município.
De autoria do Executivo, o então projeto de lei teve apenas um voto contrário na Câmara dos Vereadores, o da Elzinha Mendonça (Progressistas). Onze votaram favoráveis ao reajuste de 90%.
A decisão de aumentar os salários dos secretários já havia gerado polêmica nas redes sociais, onde a população se manifestou amplamente sobre o tema. Enquanto alguns apoiaram a medida, outros criticaram o aumento e levantaram questões sobre a prioridade dos gastos públicos em um momento de desafios econômicos.
A nova legislação reflete a continuidade das ações da gestão municipal e promete impactar a dinâmica administrativa da cidade. Esse aumento foi aprovado em votação pela Câmara Municipal de Rio Branco no final de 2024 e no ínicio de 2025, foi aprovada.
Mín. 22° Máx. 35°