A atriz brasileira Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro 2025 na categoria “Melhor Atriz em Filme de Drama”, neste domingo (5), por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”.
A vitória é inédita para o país na categoria. No filme, ela revive a história real de Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva. Eunice passou 40 anos procurando a verdade sobre Rubens, o marido desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.
Ao receber o prêmio, Fernanda Torres dedicou a vitória à mãe, Fernanda Montenegro. Essa é a primeira vitória do Brasil no Globo de Ouro desde 1999, quando “Central do Brasil” venceu como melhor filme em língua estrangeira. O longa de 1998 é protagonizado pela mãe da atriz, que também atua em “Ainda estou aqui”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a conquista de Fernanda Torres, que se tornou a primeira brasileira a vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro.
Em seu discurso no palco, Fernanda Torres agradeceu pelo reconhecimento e fez uma emocionante homenagem à mãe: “Eu não preparei nada porque já estava feliz. E este é um ano tão incrível para performances femininas, tantas atrizes aqui que eu admiro tanto… Quero dedicar à minha mãe. Ela esteve aqui há 25 anos. E isso é como uma prova de que a arte pode perdurar pela vida, mesmo em momentos difíceis como esta história incrível.”
Torres também comentou sobre o contexto do filme e a relevância da história para o cenário atual: “Há algo que está acontecendo agora no mundo com tanto medo. E este é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos difíceis como este.”
Mín. 22° Máx. 35°