De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), mais de 200 mil doses da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, podem vencer e serem descartadas nos próximos dias, por conta da baixa procura pelos imunizantes.
A vacina vence em Abril mas por questões epidemiológicas ela só pode ser utilizada até o dia 31 de janeiro. A partir do dia 1º de fevereiro já é uma nova vacina que deve estar em circulação no país, explica a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI Acre), Renata Quiles.
O Acre aplicou menos de 100 mil doses da vacina, mesmo prorrogando a campanha de vacinação contra a influenza até 31 de janeiro, correspondendo a uma cobertura de apenas 22,09% do grupo prioritário, composto por crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades.
As secretarias municipais de saúde continuarão com as ações de vacinação contra a influenza, mantendo a prioridade para os grupos alvos da campanha. A expectativa é conseguir aumentar a cobertura vacinal até o fim do prazo da campanha, afirma o secretário de saúde de Rio Branco, Rennan Biths.
Mín. 22° Máx. 31°