Quarta, 26 de Março de 2025
23°

Chuva

Rio Branco, AC

Saúde CUIDADOS ESPECIAIS

Primeiro ambulatório de epilepsia infantil da Região Norte promove atendimento e acompanhamento a 566 crianças do Acre

O ambulatório especializado tem como objetivo de acelerar o diagnóstico e tratamento de crianças de 0 a 12 anos com epilepsia e outras doenças neurológicas

23/01/2025 às 16h20
Por: Anna Araújo Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Primeiro ambulatório de epilepsia infantil da Região Norte promove atendimento e acompanhamento a 566 crianças do Acre

O primeiro ambulatório especializado em atendimento a crianças com epilepsia da Região Norte, localizado na Policlínica do Tucumã, em Rio Branco, desde sua inauguração, em junho de 2023, realizou 566 atendimentos, com objetivo de acelerar o diagnóstico e tratamento de crianças de 0 a 12 anos com epilepsia e outras doenças neurológicas associadas, como paralisia cerebral e autismo com comorbidade epiléptica.

De acordo com a gerente-geral da Policlínica do Tucumã, Luciana Carvalho, o serviço tem sido fundamental para atender à grande demanda da população, reduzindo a fila de espera e proporcionando acompanhamento contínuo.

“Os atendimentos prestados pelo ambulatório especializado são realizados para crianças de todos os 22 municípios do estado, mediante encaminhamento médico, realizado a partir de consultas nas unidades básicas de saúde [UBS] do município, que têm o papel de identificar a necessidade de investigação mais detalhada”, explica.

As consultas são efetuadas todas as quartas-feiras e o acompanhamento das crianças pode ser feito a cada dois, três, quatro meses ou a cada 15 dias, conforme a necessidade de cada paciente. Isso tem permitido um acompanhamento mais próximo e personalizado, o que é essencial para o sucesso do tratamento.

O serviço tem levado bem-estar e acolhimento para muitas famílias acreanas. O Acre se destaca na região Norte como um exemplo de atendimento especializado e humano para crianças com epilepsia, oferecendo às famílias uma nova perspectiva de cuidados médicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários