A partir desta terça-feira (11), o Instagram vai começar a reconfigurar automaticamente as contas de adolescentes no Brasil e em outros países da América Latina.
A médica visa verificar os perfis de adolescentes com menos de 18 anos, colocando uma série de restrições as quais só puderam ser retiradas com a autorização dos pais.
As restrições foram anunciadas ano passado, após a Meta, dona do Instagram, ter recebido processos judiciais e reclamações da comunidade científica por ser acusada de estar ciente de que a rede social é potencialmente danosa para a saúde mental de jovens, em especial as meninas.
A chamada Conta de Adolescente vai passar a ser instalada automaticamente nos usuários com menos de 18 anos. Atualmente a idade mínima para utilizar a plataforma é de 13 anos.
Na prática o que muda ?
As mudanças que começam a ser implementadas entre os adolescentes, vão tornar todas as contas novas e existentes em privadas por padrão, assim, elas so poderão receber mensagens, marcações e menções de seguidores e conexões existentes.
O Instagram também vai impedir que adolescentes recebam notificações entre as 22h e às 7h. Além de restringirem conteúdo sensível para essas contas, como publicação de nudez e violência.
“Seus filhos terão mais segurança em navegar na plataforma, eles não irão ver conteúdos impróprios para sua idade. As mudanças visam o bem estar e a segurança dos adolescentes “. Disse Antigone Davis, vice-presidente global de segurança e bem estar da Meta
Mín. 22° Máx. 31°