A exemplo do que ocorre todos os anos, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início, na manhã desta quarta-feira (12), a edição 2025 do Itinerante Rural “Saúde na Comunidade” que pretende atender as populações mais isoladas dos centros urbanos da capital acreana, bem no coração da Amazônia.
Fazem parte do itinerante 62 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, odontólogos, microscopistas, agentes de enfermagem, de endemias, além do pessoal de apoio.
Serão 30 dias de atendimento, percorrendo desde o Rio Acre, o Riozinho do Rola e Igarapés.
São 11 pontos de apoio, onde começa os atendimentos pela comunidade do Projeto de Assentamento Barro Alto. No sábado, dia 15, atende o Projeto de Assentamento Cajazeira. Dia 18, a Reserva Cumarú, dia 20, a Assembleia de Deus, dia 22, o Seringal São Bernardo e igarapé Espalha. No Espalha atende o Centro de Floresta no dia 25, dia 27, será o atendimento à comunidade lá do Seringal São Francisco e finaliza no Riozinho do Rola até a divisa com Sena Madureira, na Fazenda Passagem.
O prefeito da capital Tião Bocalom, fez questão de ir pessolmente ao Porto do bairro da Base, se despedir na saída do itinerante e também desejar sucesso nessa missão tão importante e humanitária.
“Se as pessoas não podem chegar até saúde, a saúde vai até ela. Eu estou feliz que esse trabalho já está sendo desenvolvido desde quando nós entramos. O pessoal da zona rural realmente tem uma necessidade grande de ser cuidado com a sua saúde, porque se expõe muito ao sol, ao trabalho pesado e muitas vezes está doentinho e não tem jeito de sair para poder ir para a cidade. Então é importante esse trabalho que a gente está fazendo. Esse é o compromisso da nossa gestão, da gestão do Bocalom junto com todos os vereadores. É o compromisso também do governo do estado, o governador Gladson Cameli, em levar saúde para a nossa população”.
Mín. 22° Máx. 31°