Na manhã desta segunda-feira (07), um vigilante foi brutalmente assassinado dentro da escola Estadual Maria Raimundo Balbino.
O fato aconteceu na rua Tião Natureza, no bairro Palheiral, região da Baixada da Sobral em Rio Branco.
Segundo informações repassadas pela polícia, por volta das 05:40, dois criminosos invadiram a escola, foram ao encontro do vigilante na tentativa de rendê-lo e tomar de assalto sua arma. Imagens do circuito interno de segurança, repassadas para a polícia, mostram o trabalhador reagindo ao assalto. Houve uma intensa troca de tiros no interior da escola.
O vigilante identificado como, Raimundo de Assis de Souza Filho, de 52 anos, foi baleado por 4 disparos que atingiram seu pescoço, e três nas costas, apesar de estar de colete a prova de balas, os projéteis passaram pela capa de proteção e não pela placa balística, segundo informações do perito criminal Heverton Nascimento.
Um dos suspeitos de invadir a escola foi baleado pelo vigilante na troca de tiros, ele foi identificado como, Leandro Mendes dos Santos, de 18 anos.
O suspeito foi alvejado com um disparo que atingiu seu pescoço. O segundo criminoso conseguiu fugir. A polícia investiga se uma moto Honda Titan abandonada há poucos metros foi utilizada na ação criminosa.
Mesmo baleado, Leandro tentou fugir da cena do crime, porém, caiu no pátio da escola. O Samu foi chamado, duas ambulâncias foram enviadas para atender a ocorrência, contudo, os socorristas só puderam atentar o óbito do vigilante. Leandro foi socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro em estado grave.
“Realizamos todos os procedimentos no local, a vítima foi ferida por um único disparo de arma de fogo que atingiu seu pescoço apenas com orifício de entrada, conseguimos estabiliza-lo e encaminha-lo para o setor de traumatologia do PS para as devidas condutas da equipe médica plantonista”. Relatou a médica do Samu Dra. Débora Gama.
A Polícia Militar foi informada, várias guarnições de militares do 1° Batalhão foram ao local, isolaram o perímetro para resguardar a cena do crime, colheram informações e realizaram buscas na tentativa de prender o segundo suspeito de participar do crime.
O irmão de Leandro Mendes foi detido em frente da escola. Edvilson Mendes foi conduzido para prestar esclarecimentos na Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA), acusado de tentar resgatar o irmão baleado. A polícia investiga se houve participação de Edvilson no crime.
Policiais Civis da Equipe de Pronto Emprego (EPE), também foram acionados e compareceram na escola. Os investigadores colheram todas as informações pertinentes ao ocorrido para elaborar o relatório que será encaminhado para a equipe de investigação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Segundo o perito criminal Heverton, 3 cápsulas de pistola .40 foram recolhidas na cena do crime. A arma de grosso calibre é utilizada exclusivamente pelas forças de segurança.
Amigos e familiares do vigilante Raimundo de Assis estão bastante abalados com a tragédia. O trabalhador era pai de 5 filhos e bastante admirado por companheiros de profissão.
Após a finalização dos trabalhos periciais, seu corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), para os devidos trabalhos de necropsia.
O caso será investigado pela DHPP.
Mín. 23° Máx. 32°