Os jovens que fazem parte do projeto Banda de Música Mirim da Polícia Militar do Acre (PMAC) receberam novos instrumentos musicais, que foram adquiridos por meio de emenda parlamentar. O evento ocorreu no Quartel do Comando-Geral (QCG), na manhã desta terça-feira, 08.
O projeto, que envolve crianças carentes da comunidade, foi beneficiado com uma emenda parlamentar de 50 mil reais, destinada pelo deputado estadual Eduardo Ribeiro. A verba foi usada para a aquisição dos novos instrumentos, que serão utilizados nas aulas práticas e teóricas.
Para o subcomandante-geral da PMAC, coronel Kleison Albuquerque, a iniciativa não forma apenas músicos, mas cidadãos. “A música tem o poder de abrir a mente humana. Quando você aprende a tocar um instrumento, você adquire novas habilidades. Esse projeto vai além de aprender a tocar algo, mas forma cidadãos de bem”, disse.
A Banda Mirim teve início em 2016 e, atualmente, conta com uma média de setenta alunos assíduos. O programa tem mudado vidas por meio da música, a exemplo do aluno Marcos Santos, de 19 anos, que foi aprovado na Universidade Federal do Acre (UFAC), para o Curso de Licenciatura em Música.
A senhora Íris Souza destacou a importância do projeto na vida de seu filho Manoá Souza, de 10 anos. Há um ano, ela descobriu que ele tem autismo e a participação nas atividades ajudaram seu filho. “Quando descobri que ele tinha autismo fiquei bastante preocupada. Conheci o projeto da PM e decidi levar ele. Antes ele não suportava ouvir qualquer barulho, pois o incomodava. Hoje, ele toca o instrumento musical como nunca imaginaria que tocasse”, relatou, emocionada.
Mín. 22° Máx. 32°