Sexta, 25 de Abril de 2025
23°

Parcialmente nublado

Rio Branco, AC

Cultura Cinema

Cineclube Opiniões realiza a terceira edição da mostra Cinema e Ditadura, com filmes gratuitos em Rio Branco

As exibições serão gratuitas e ocorrerão nos dias 12, 19, 26 de Abril e 3 de Maio às 18h na Filmoteca Acreana, em Rio Branco

11/04/2025 às 17h49
Por: Anna Araújo Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Cineclube Opiniões realiza a terceira edição da mostra Cinema e Ditadura, com filmes gratuitos em Rio Branco

Unindo a paixão pelo cinema e a necessidade de fortalecer a memória da população brasileira contra a ditadura, no sábado, 12, e nos dias 19 e 26 de abril, e 3 de maio, o Cineclube Opiniões realiza a terceira edição da mostra Cinema e Ditadura, na Filmoteca Acreana, em Rio Branco. As exibições, gratuitas, serão realizadas sempre às 18h.

A mostra traz ao público quatro longas-metragens brasileiros que abordam, sob diferentes perspectivas, os impactos do regime militar no país, período que marcou a história nacional com repressão, censura e graves violações aos direitos humanos.

Instaurada em 1º de abril de 1964 e encerrada somente em 15 de março de 1985, a ditadura militar foi um regime autoritário conduzido por sucessivos governos militares ao longo de 21 anos. Durante esse tempo, o Brasil vivenciou um cenário de censura à imprensa e às artes, perseguições políticas, prisões arbitrárias, torturas, assassinatos e outras formas de violência institucionalizada contra opositores do regime.

Sob o lema “Lembrar para que não se repita”, a mostra se inicia com o aclamado internacionalmente Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres. Em uma narrativa biográfica tocante, o filme transporta a audiência para o Rio de Janeiro dos anos 70, no seio da família Paiva, retratando a truculenta realidade do período.

Além desse destaque, a programação inclui os filmes O Mensageiro, O Pastor e o Guerrilheiro e Marighella, todos com abordagens marcantes e complementares sobre a resistência, os dilemas éticos e as consequências do autoritarismo no Brasil.

O governo do Acre apoia a iniciativa e promove as atividades por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), difundindo o evento e proporcionando um espaço de cultura adequado para as exibições.

Confira a programação

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários