Com o início do verão amazônico na região Norte do país, o governo estadual já trabalha para intensificar as ações de prevenção e combate às queimadas e aos incêndios florestais em todo o território acreano. O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) é um dos responsáveis pela tarefa de fiscalização e já atua na linha de frente dessa missão com os preparativos para garantir uma atuação eficiente durante a estação mais seca do ano.
A corporação promove, ao longo deste mês e do próximo, a atualização e nivelamento da tropa, com foco tanto nas técnicas de combate a incêndios quanto no uso adequado dos materiais. A iniciativa visa preparar melhor o efetivo para oferecer uma resposta mais rápida e eficaz às ocorrências e atender com qualidade a população.
Durante este momento, o CBMAC concentra seus esforços principalmente na prevenção e orientação da população quanto ao uso do fogo e seus riscos. Além das ações educativas, a corporação tem realizado a atualização e reciclagem de sua tropa, além da formação de brigadas de combate a incêndios.
Na semana passada, uma dessas formações foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em uma ação conjunta que reforçou a importância da cooperação entre instituições no enfrentamento aos incêndios florestais.
O monitoramento, realizado em tempo real com o apoio da Sema, é coordenado a partir de uma sala de situação instalada no Comando-Geral do CBMAC. Com essa estrutura, os militares conseguem direcionar e orientar, de forma imediata, as equipes em campo, permitindo que o combate ocorra no exato momento em que a ocorrência se desenvolve.
Em junho, o CBMAC vai lançar a versão 2025 da operação Fogo Controlado, uma iniciativa estratégica do governo do Estado, que conta com o apoio do governo federal, por intermédio do Ministério da Justiça, e de outras instituições. O principal objetivo é combater os incêndios florestais que ocorrem durante o período de estiagem, proteger a população e os recursos naturais, e promover a conscientização ambiental.
Em 2024, a iniciativa atendeu mais de 7 mil ocorrências. Além disso, contou com 16 bases operacionais instaladas em todo o estado, 25 viaturas empregadas, 184 militares no serviço diário e 129 no reforço operacional para garantir uma resposta rápida à população.
Este ano, o trabalho será ainda mais intenso e mais equipes ficarão dispostas em locais estratégicos espalhados em todo o território e, principalmente, em zonas com uma maior vulnerabilidade às queimadas. Dessa forma, o governo do Acre reforça o compromisso com o meio ambiente e o bem-estar social.
Visando aumentar a segurança do efetivo do Corpo de Bombeiros no enfrentamento de incêndios florestais, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) distribuiu, no mês passado, equipamentos de proteção individual (EPIs) para toda a equipe. Esse investimento, que totalizou quase R$ 2 milhões, foi realizado com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
O fardamento oferece proteção para os militares, com características anti-chamas, indicado primariamente para o combate a incêndios florestais, possuindo certificação europeia, além de possibilitar, nas atividades de combate a incêndios, a visibilidade do militar que está operando.
Mín. 21° Máx. 30°