Neste sábado (31), o Cineclube Opiniões promove uma exibição gratuita do filme Uma Noite de 12 Anos, na Filmoteca Acreana, situada na Biblioteca Pública, a partir das 18h. A obra retrata a vida de José Mujica e será aberta ao público.
Com direção de Álvaro Brechner, o longa narra os anos de cárcere vividos por Mujica e seus companheiros de militância, Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro. Durante o regime militar uruguaio, entre 1973 e 1985, os três foram mantidos em severas condições de isolamento, enfrentando torturas físicas e psicológicas ao longo de 12 anos.
Inspirado no livro Memorias del calabozo, escrito por Rosencof e Huidobro, o filme destaca a resiliência e a luta interior dos prisioneiros diante das adversidades. No elenco, estão os atores Antonio de la Torre, Chino Darín e Alfonso Tort.
Uma Noite de 12 Anos teve destaque em importantes festivais internacionais, como o de Veneza, e foi a escolha do Uruguai para concorrer ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Com classificação indicativa de 14 anos, a exibição faz parte da proposta do Cineclube Opiniões de estimular reflexões sobre os efeitos da repressão e a importância de preservar a memória histórica por meio da linguagem cinematográfica.
Mín. 21° Máx. 30°