Terça, 17 de Junho de 2025
29°

Parcialmente nublado

Rio Branco, AC

Geral Afastado

Vereador é afastado do cargo após prisão por crimes contra adolescente

A Câmara de Manoel Urbano afastou por 90 dias o vereador Vanderley Sabino Fortunato (PP), preso por estupro de vulnerável e violência contra uma jovem de 13 anos.

03/06/2025 às 12h53
Por: Redação
Compartilhe:
Vereador é afastado do cargo após prisão por crimes contra adolescente

 

Durante uma sessão extraordinária no último dia 29 de maio, os parlamentares da Câmara Municipal de Manoel Urbano decidiram, por unanimidade, afastar o vereador Vanderley Sabino Fortunato (PP) por um período de 90 dias, a partir de 1º de junho de 2025. A decisão foi formalizada pelo Decreto Legislativo nº 001/2025, assinado pelo presidente da Casa, Cleyton Nogueira.  

O parlamentar foi detido no dia 23 de maio, acusado de cometer crimes graves, incluindo estupro de vulnerável, perseguição e violência psicológica contra uma jovem de 13 anos. O caso ocorreu no município de Manoel Urbano e gerou comoção local.  

Conforme estabelecido no Regimento Interno da Câmara e na Lei Orgânica Municipal, o afastamento foi solicitado sem custos para o Legislativo. O pedido foi avaliado e aprovado durante a terceira sessão extraordinária do ano, com a presença de todos os vereadores.  

Com a suspensão temporária do mandato, a primeira suplente do PP foi convocada para assumir o cargo. A suplente, que recebeu 357 votos nas eleições de 2024, deverá ser empossada seguindo os trâmites legais previstos para essas situações. A medida garante a continuidade dos trabalhos legislativos enquanto o caso é investigado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários