Terça, 17 de Junho de 2025
29°

Parcialmente nublado

Rio Branco, AC

Polícia Reintegração

Detentos de Sena Madureira participam de projeto para escrever minilivros

Trinta homens privados de liberdade participam do projeto

04/06/2025 às 14h14
Por: Anna Araújo Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Detentos de Sena Madureira participam de projeto para escrever minilivros

O projeto é realizado no sistema prisional incentiva detentos a escreverem minilivros. A atividade é coordenada pela equipe de educação da unidade prisional, onde 30 homens privados de liberdade participam do projeto, e tem como objetivo incentivar a prática da leitura e da escrita, em que cada um deve escrever um pequeno livro, com 24 páginas.

Quando questionados sobre como se sentem em fazer parte do projeto, é unânime o sentimento de felicidade. “Estou me sentindo muito feliz e ansioso para ver qual será o resultado. Pretendo mergulhar de cabeça e ir cada vez mais longe”, conta A.O.

A coordenadora pedagógica da unidade prisional, Maria Júlia Neves, explica como está sendo o processo de escrita dos livretos: “O primeiro passo foi conversar com os alunos, sobre como esse projeto é importante na vida deles. O segundo passo foi orientar a estruturação do que seria escrito nesses minilivros e, neste momento, eles já estão na fase de produção, na escrita”.

Os livretos serão escritos pelos detentos e revisados pelos professores que acompanham a turma, com a perspectiva de que sejam publicados e lançados.

O chefe da Divisão de Estabelecimento Penal de Sena Madureira, Alex Souza, explica que “projetos desse porte podem ter vários impactos na vida do detento; ele pode desenvolver uma sensação de realização e confiança, melhorando sua autoestima e autoimagem. Além disso, ao promover o desenvolvimento pessoal e a ressocialização, contribui-se para a redução da violência e do crime”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários