Visando expandir a plataforma médica Join para o interior, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), ofereceu neste sábado, 7, treinamento de utilização da ferramenta para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Cruzeiro do Sul.
Em pleno funcionamento desde o mês de maio na capital acreana, a plataforma é ferramenta de comunicação que objetiva melhorar os protocolos e dar um suporte aos profissionais das unidades onde não tem especialistas nas áreas de cardiologia e neurologia. Os programas para tratamento de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC), que compõem o Projeto Conecta Coração e AVC: Segundos Importam, se juntam à plataforma para salvar vidas e reduzir sequelas aos pacientes com estes diagnósticos.
Durante o treinamento, a coordenadora destacou que o governo do Acre, aderindo esses programas, busca melhorar os fluxos no atendimento e dar um suporte maior para as unidades onde não tem especialistas, como por exemplo nas UPAs, onde o paciente dá entrada e recebe o primeiro atendimento e não é avaliado inicialmente pelo especialista.
Como destaque da efetividade no uso da plataforma Join, iniciada em Rio Branco dia 1º de maio, a coordenação do programa repassou os dados dos indicadores mensais com a informação de 33 casos de AVC criados pelas unidades, sendo 29 casos confirmados com AVC e cinco casos estavam dentro da janela para usar o trombolítico, para reduzir a sequela.
Os cinco pacientes que foram tratados, usando os protocolos da ferramenta médica, já receberam alta, sem sequelas, voltando para as suas casas, para suas famílias e para suas atividades normais, mostrando a efetividade da plataforma, que, além de aumentar as chances de recuperação e diminuir as possíveis sequelas, reduz o tempo de internação e os valores gastos na unidade hospitalar.
Mín. 21° Máx. 30°