Terça, 17 de Junho de 2025
29°

Parcialmente nublado

Rio Branco, AC

Saúde Vacinação

Saúde do Acre reforça importância da vacinação como ferramenta de prevenção

Vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças infecciosas

10/06/2025 às 05h52
Por: Anna Araújo Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Saúde do Acre reforça importância da vacinação como ferramenta de prevenção

No dia 09 de Junho foi celebrado o Dia Nacional da Imunização, data que reforça a importância da vacinação, como uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças infecciosas. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) aproveita a ocasião para lembrar a população sobre a importância de manter o calendário vacinal atualizado.

A vacinação é uma estratégia fundamental para reduzir a incidência e a transmissão de doenças, diminuindo os casos de internações e óbitos. Além de proteção individual, trata-se de um compromisso coletivo com a saúde pública.

A imunização pode ser realizada por meio de vacinas, imunoglobulinas ou soros, de forma passiva ou ativa, e tem como objetivo estimular o organismo a produzir anticorpos que fortalecem a resistência contra diversos agentes infecciosos. Enquanto alguns anticorpos são produzidos naturalmente, outros precisam ser estimulados por meio da vacinação.

As vacinas são compostas por agentes inativos ou atenuados que estimulam o sistema imunológico a reconhecer e combater vírus e bactérias com mais eficiência. Dessa forma, o corpo desenvolve imunidade e está mais preparado para enfrentar possíveis infecções.

Para se vacinar é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Em caso de dúvida, os profissionais de saúde estão à disposição para orientar sobre quais vacinas estão disponíveis e quais devem ser atualizadas. Manter a vacinação em dia é um gesto de responsabilidade com a própria saúde e com a de toda a sociedade.

No Acre, o Sistema Público de Saúde oferece gratuitamente 32 vacinas, 12 soros e 4 imunoglobulinas para diferentes fases da vida, desde bebês até idosos, em 229 salas de vacina espalhadas pelo estado.

A vacina contra a gripe (influenza) está disponível o ano todo nos postos de saúde de todo o estado. A medida segue a ampliação do Calendário Nacional de Vacinação, que agora inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos.

Já o imunizante contra a covid-19 prossegue no Calendário Nacional para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos e gestantes. Para grupos especiais acima de 5 anos, a imunização estará disponível regularmente nos postos de saúde.

Quem tem imunidade baixa (imunocomprometidos) deve se vacinar a cada seis meses. Outros grupos devem receber a dose uma vez por ano, incluindo:

Pessoas vivendo em instituições de longa permanência;
Indígenas e ribeirinhos;
Puérperas não vacinadas durante a gestação;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com deficiência permanente ou comorbidades;
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
Pessoas em situação de rua.
A Sesacre reforça a importância da vacinação e orienta que a população busque os postos de saúde para se imunizar e garantir proteção contra as doenças.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários