Completando três décadas de serviços o Projeto Cidadão, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), recebeu nesta terça-feira, 17, moção de aplausos em alusão aos anos de dedicação à cidadania acreana. A homenagem ocorreu na Câmara de Vereadores de Rio Branco e foi proposta pelo vereador Márcio Mustafá.
Na solenidade, representando o presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, esteve presente o desembargador Samoel Evangelista, que destacou a importância do projeto cidadão ao longo dos seus 30 anos de existência.
“Nosso trabalho é um trabalho social realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre, que teve início com o Projeto Cidadão em 1995. Este projeto é fundamental para assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica e o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos nas áreas de saúde, educação e meio ambiente. É um orgulho para nós, pois se tornou uma referência nacional, e estamos comprometidos em ampliar sua atuação para atender ainda mais comunidades, promovendo equidade social e inclusão.”, declarou o desembargador.
O Corregedor-geral da Justiça, desembargador Nonato Maia, também falou sobre o Projeto Cidadão e enfatizou que, ao longo de seus 30 anos, não apenas oferece serviços essenciais, como registro civil e assistência jurídica, mas também atua como um instrumento de transformação social.
Representando a secretária de programas sociais do TJAC, Isnailda Silva, o servidor Paulo Franco agradeceu a homenagem ao projeto Cidadão e reforçou o Projeto Cidadão irá continuar, tendo em vista que é um trabalho que tem uma marca no poder judiciário e que ganha confiança ao decorrer dos anos, integrando novos serviços e parcerias.
O vereador Márcio Mustafá, que foi o autor da proposta de moção de aplausos ao Projeto Cidadão, destacou que o projeto é um exemplo de cidadania ativa e justiça social, proporcionando documentação básica e acesso a serviços essenciais para comunidades marginalizadas, incluindo moradores de vilas, seringais e indígenas, além de enfatizar a força das parcerias entre o Tribunal de Justiça e diversas organizações
“O que impressiona nesse projeto é a força da parceria. O Projeto Cidadão não caminha sozinho. Ele é o fruto de uma grande união entre o Tribunal de Justiça, por meio da atual gestão do desembargador Laudivon Nogueira, e da coordenação e sempre atuante desembargador Samuel Evangelista, com órgãos federais, estaduais, municipais e organizações social e civil”, declarou.
Mín. 16° Máx. 35°