O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), realizou, dentro das Divisões de Estabelecimento Penal do Acre, ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho), e ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQQIAPN+ (28 de junho). As atividades foram promovidas do dia 24 a 27 de junho.
Em parceria com a Defensoria Pública do Acre, foi realizado uma sessão de cinema, com a exibição de filmes na para o público LGBTQIAPN+ da Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco, na quarta-feira, 25. A ação, que faz parte do Projeto Dignidade no Cárcere (PRODIC) da Defensoria, teve como objetivo promover um momento de descontração e interação entre as detentas, promovendo a valorização pessoal, fortalecendo o vínculo emocional dessas pessoas privadas de liberdade.
Ao abordar questões como aceitação, lealdade e os desafios de viver em um mundo que ainda luta para se adaptar à diversidade, com a exibição de filmes na temática LGBTQIAPN+, conseguimos uma visão inclusiva para este público carcerário”, ressaltou a assistente social do Ipen, Bianca Souza.
Também houve sessão de cinema na Divisão de Estabelecimento Penal de Tarauacá, na terça-feira, 24, com a exibição do mesmo filme, para o público LGBTQIAPN+ da unidade prisional.
A programação incluiu dicas de autocuidado em uma sessão de exercícios físicos com alongamento corporal, entre outras atividades conduzidas por profissionais da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL). O objetivo foi proporcionar bem-estar físico e emocional, além de reforçar o respeito e a valorização do grupo desta faixa etária.
Mín. 16° Máx. 35°