O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou que as inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) terão início no próximo dia 2 de julho e vão até 20 de julho. A taxa de inscrição é única, no valor de R$ 70, e deverá ser paga até o dia 21 de julho.
Ao todo, o CNU oferece 3.642 vagas distribuídas entre 32 órgãos públicos em todo o país. Dessas, 2.480 são vagas imediatas e 1.172 destinadas ao provimento a curto prazo.
As provas objetivas serão realizadas no dia 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 cidades espalhadas por todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A estratégia visa ampliar a acessibilidade e diminuir os custos para os candidatos.
Os participantes que forem habilitados nas provas objetivas farão a prova discursiva no dia 7 de dezembro. A expectativa é que a primeira lista de classificados seja divulgada em 30 de janeiro de 2026.
Os cargos disponíveis no concurso estão organizados em nove blocos temáticos, que agrupam as funções por áreas de atuação semelhantes. Esse formato, já utilizado na edição anterior, permite que o candidato concorra a diferentes cargos dentro do mesmo bloco com uma única inscrição.
No momento da inscrição, o participante poderá definir sua lista de preferência, considerando seus interesses profissionais, formação acadêmica e experiência.
Mín. 16° Máx. 35°